Limpador de parabrisa

Os limpadores de pára brisas são acionados por um pequeno motor elétrico. Este põe em movimento um mecanismo de engrenagem e manivela que converte o movimento rotativo num movimento alternativo, necessário para acionar a haste das palhetas. O comprimento da manivela e, em alguns modelos, a transmissão mecânica condiciona o funcionamento angular das palhetas. Além do interruptor do limpador de para brisa, que se encontra no painel, existe outro interruptor ligado ao conjunto da manivela. Quando o motorista desliga o interruptor dos limpadores de pára brisa estes continuam a funcionar até atingirem a posição de repouso, o que é possível graças ao sistema de dois interruptores. Alguns motores de limpador de para brisas apresentam também um termostato. Assim, se os limpadores de para brisas ficarem detidos em qualquer posição, devido ao gelo ou à neve, o motor não se queimará tentando movê-los. Motores de duas velocidades permitem que as palhetas se movam mais lentamente ou mais rapidamente.

Palheta do limpador de pára brisa - O movimento de cada palheta é condicionado pelo comprimento dos diversos elementos do sistema de transmissão articulada.




LIMPADOR DE PÁRA BRISA ELETRÔNICO

Tem acionamento automático do sistema, através de um modulo de controle e sensor de chuva, que se ajusta com a intensidade da chuva, aumentando a qualidade da limpeza e dando maior visibilidade.

"Copyright (C) 2001-2002 - Direitos reservados e registrados pelo escritor Paulo G. Costa"